quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Jornada Mundial da Juventude


Professor Marcos José

 JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE , O RESGATE DO PÚBLICO JUVENIL
                                                    JMJ
 Querido irmão e querida irmã, na verdade podemos ver nas siglas da jornada mundial da juventude, JMJ, que é algo santo, é inspiração do Céu, pois na verdade JMJ significa JESUS, MARIA E JOSÉ, A JUVENTUDE MUNDIAL VOSSA É. E o que é essa Jornada Mundial da Juventude?
É uma semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Reúne a juventude do mundo todo para celebrarem a aprenderem sobre a fé católica, para construírem pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas. É um encontro de fé, oração e comunhão entre os jovens do mundo todo e o Santo Padre,  o Papa Bento XVI.
Este encontro foi inspirado nos grandes encontros de jovens em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos, em Roma, em 1983 e 1984, o então Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar a esses os ensinamentos da Igreja, já que a nossa juventude mundial estava e está sendo covardemente atacada pelo secularismo, que ensina o antropocentrismo( Antropo­= homem  - centrismo – centro), o homem é o centro do universo e não Deus, ensinando desta forma que tudo é certo ou pelo menos justificável, a droga, o sexo livre e sem amor, o ficar e não namorar e muito menos casar, o jovem rebelde aderindo a muitas filosofias incoerentes, aventureiro no sentido de arriscar a própria vida, na busca da chamada  adrenalina inconseqüentemente, etc.
A Jornada é sempre acompanhada por dois símbolos: a Cruz das Jornadas e o Ícone de Nossa Senhora.
“Cruz do Ano Santo”, “Cruz do Jubileu ”, “Cruz Peregrina”, e Cruz dos Jovens”, são alguns dos nomes pelos quais a cruz é reconhecida ao redor do mundo. Entregue, pelo Papa João Paulo II à juventude, em 1984, durante o encerramento do Ano da Redenção, como sinal do amor de Cristo pela humanidade.
Já em 2003, o Papa João Paulo II dá aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani” ( protetora do povo romano).
Com esse novo dom, por ocasião do ano Mariano, o Papa voltou a indicar a Mãe de Deus como modelo para o público juvenil e o convidou a acompanhar, com ela o Senhor Jesus neste caminho da Cruz.
A próxima Jornada Mundial da Juventude será entre 23 e 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro, que reunirá os jovens brasileiros e do mundo inteiro com o Papa Bento XVI. Cristo seja Louvado, por este resgate da juventude.
Oremos juntos:  Virgem Mãe Santíssima quero nesta minha oração, pedir pelos jovens, do mundo inteiro, e de forma especial pelo jovem brasileiro, guarda-os no vosso Imaculado Coração, que é o caminho mais seguro para o Sacratíssimo Coração de Jesus, vosso Filho e Senhor nosso, Amém.
Paz e Bem, seu irmão em Cristo
Marcos José
Escravo de Jesus por Maria
  

0 comentários:

Postar um comentário