segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A nova evangelização


Professor Marcos José
A nova evangelização como forma de realizar a vocação universal para a santidade.

Caríssimo irmão e irmã, gosto muito de utilizar este termo caríssimo, pois significa o nosso real valor, somos caros pois valemos o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Aliás eu sou o seu irmão, Marcos José de Oliveira, sou professor universitário, formado em administração de empresas e em filosofia, sou de São Paulo, e estou morando na Bahia a uns vinte anos, mas esqueça os títulos humanos, e quando se lembrar de mim, lembre-se que sou um fruto da misericórdia diária de Jesus Cristo, um escravo de Jesus por Maria.
Estarei com vocês semanalmente,  neste blog de meu irmão em Cristo, Carlinhos, refletindo temas e informações religiosas sob a égide da nossa Doutrina Católica, do Magistério da Igreja na pessoa do meu amado irmão, amigo e Pai espiritual Revmo. Pe. Clécion Ramada Administrador da Paróquia de São Sebastião em América Dourada BA, das Sagradas Palavras- A Bíblia, do Catecismo da Igreja Católica, e é claro queira sempre Deus sob a orientação IMPRESCINDÍVEL do Divino Espírito Santo.
Começo por fazer uma pequena abordagem sobre A NOVA EVANGELIZAÇÃO COMO FORMA DE REALIZAR A VOCAÇÃO UNIVERSAL PARA A SANTIDADE.
O objetivo, tanto da história de toda a humanidade, como da vida de cada homem, é precisamente o de construir o Reino de Deus. Por outras palavras, trata-se de promover o crescimento de Cristo em nós. Desta maneira é a aceitação ou rejeição de Cristo que traça a nossa história individual. Parece se colocar neste contexto o chamamento feito pelo Beato o Papa João Paulo II para a nova evangelização.
Como modelo e ajuda especial na construção do Reino, e na continuação da obra de evangelização do mundo, Cristo dá-nos a Sua Mãe. Maria – aquela cuja vida é o mais autêntico testemunho de fé, esperança e amor – chama-nos à conversão e à santidade. As meias medidas e todos os tipos de transigências(tolerâncias), não levam, de modo algum, à transformação deste mundo que, num longo processo de secularização(afastamento e  negação da espiritualidade), tanto se tem afastado do evangelho.
A obra da Nova Evangelização requer que nos entreguemos a Cristo da maneira como Maria o fez: por completo. A Igreja Católica, na pessoa do  Papa Bento XVI, com a sabedoria do Divino Espírito Santo, instituiu o ano da Fé, e correlacionou este ato com os 50 anos do Concílio Vaticano II, e os vinte anos da promulgação do CIC(Catecismo da Igreja Católica), pelo Beato João Paulo II. O desafio que nos lança o nosso tempo e a situação atual da Igreja requerem a radicalidade da fé. A NOVA EVANGELIZAÇÃO EXIGE O ANÚNCIO E A REALIZAÇÃO DE UMA AUTÊNTICA ASPIRAÇÃO À SANTIDADE POR PARTE DAQUELES QUE A PROCLAMAM.
O Beato Papa João Paulo II, nos diz: “ Não é suficiente, reformar os métodos do trabalho pastoral, nem organizar e coordenar melhor as instituições da Igreja, nem mesmo estudar com maior perspicácia os princípios bíblicos e teológicos da fé: é preciso suscitar um novo entusiasmo pela santidade”(Redemptoris Missio). A radicalidade da fé não é possível sem nos convertermos totalmente e realizarmos a vocação universal para a santidade, trazida à memória pelo Concílio Vaticano II. “A santidade é a premissa principal e a condição indispensável para que a Igreja realize a sua missão redentora”(Christifidelis Laici).
 A oração é essencial para a Nova Evangelização, que deverá ser a nossa resposta à vocação universal para a santidade.  Acentuar o significado da oração não significa cair no marasmo ou comodismo da expressão da fé somente entre quatro paredes nos espaços religiosos, porque o amor requer sempre o testemunho da ação missionária no mundo.
“IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA: ( Mc 16,15).
Hoje, a Nova Evangelização realiza-se em circunstâncias muito difíceis, uma vez que o seu destinatário é o mundo corrompido pela subversão dos valores humanos e cristãos. Perante o poder do amor divino que continuadamente se derrama sobre o mundo, é preciso que sejamos pequenos, para atrairmos esse poder e nos deixarmos preencher por Ele. Esta pequenez e fraqueza apresenta a profundidade de um abismo que chama e atrai outro abismo, o abismo da Misericórdia.
Deus quer que O deixemos dar-nos provas do Seu Amor e que, em resposta a esse Seu Amor, O deixemos agir diretamente em nós. Ao seguir Jesus sabemos que passaremos pela cruz, mas acredite, tenha fé e não fixe seu olhar no Cristo morto mas, permita-se ver e muitas vezes experimentar, o Cristo ressuscitado e vivo, lhe dizendo, “NÃO SE PERTURBE O VOSSO CORAÇÃO. CREDES EM DEUS, CREDE TAMBÉM EM MIM” (JO 14,1).
meu irmão Ore comigo: Senhor tira de mim o medo que me invade, tira de mim a duvida que me perturba, esclarece o meu espírito abatido com a luz que iluminou o caminho do teu divino filho Jesus Cristo aqui na terra. Amém.

PAZ E BEM, seu irmão

Marcos José

Escravo de Jesus por Maria

0 comentários:

Postar um comentário