quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Catolicidade e a fé católica


Professor Marcos José
                     CATOLICIDADE E A FÉ CATÓLICA

Caríssimos irmãos é impressionante como existe muita desinformação, sobre a Religião Católica, abrindo espaço para entradas de ideologias plenamente incompatíveis com a Fé católica e com a prática dessa Fé.
A Palavra católico vem do grego “catholikón”, que quer dizer “geral”, “universal”, em sentido contrário a “particular”. É Cristo quem quis desde a sua origem, que a Igreja fosse universal; nenhuma Instituição humana está presente em toda a face da terra como a Igreja católica, é a única instituição que fala todas as línguas dos homens, como Jesus quis.
Mas a catolicidade da Igreja tem vários aspectos, e aqui eu destaco dois:
1-    GEOGRÁFICO E ANTROPOLÓGICO-  É o aspecto externo, e significa a abertura para todos os homens e mulheres de todos os tempos e lugares da terra.
2-    PESSOAL, ONTOLÓGICO –Significa que a Igreja Católica é a depositária de TODA  a verdade revelada pela Bíblia(escrita), e pela Tradição(oral); e recebeu de Cristo a “PLENITUDE DOS MEIOS DA SALVAÇÃO. Quero aqui destacar que nós somos, CRENTES, EVANGÉLICOS CATÓLICOS,   pois aceitamos e zelamos por tudo,  o que o Senhor Deus nos deixou, sem rejeitar nada.

A Fé católica e toda a sua vivência estão centradas em Jesus: “Ele é o Senhor”(Fl 2,11). Contudo, o próprio Jesus instituiu Sua Igreja e quis que ela fosse o Seu próprio Corpo Místico(ICor12,27) – sacramento universal da salvação de todos os homens. O próprio Senhor resgatou a Sua Igreja com o Seu Sangue; confiou-lhe o sagrado depósito da fé e deu a ela o Seu Espírito para conduzi-la a toda a verdade(Jo 16,13). O Espírito Santo é a alma e a garantia da infalibilidade da Igreja no que concerne à doutrina católica, recordando-lhe tudo o que Jesus ensinou a dois mil e doze anos.
No Credo – símbolo dos apóstolos- encerra-se o conteúdo dogmático básico da fé católica.  A Igreja Católica, estruturou todo o arcabouço da fé, sob o comando de Pedro, a quem o próprio Senhor garantiu a infalibilidade, reconhecida de modo definitivo no Concílio Vaticano I (1870). “Onde está Pedro, está a Igreja; e onde está a Igreja, está Cristo.”
Outra característica da fé católica é a devoção aos santos, principalmente à Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, “Eis ai tua Mãe”(Jo 19,27b).
Outro sinal de autenticidade da fé católica são os sete sacramentos, de modo especial a confissão (penitência) auricular, e a Eucaristia(comunhão). Através da confissão Jesus limpa e purifica a Sua Igreja, através da Eucaristia, alimenta e nutre os Seus com sua Própria Carne, Sangue, Alma e Divindade. A fé católica está baseada na Bíblia, é lógico! Mas apóia-se também na Tradição e no Magistério(Bispos, Padres, Diáconos) dirigido de modo infalível pela cátedra de Pedro. A liturgia é também uma das fortes características da fé católica. Esses são os principais sinais da fé católica, queridos por Jesus e preservados pela Sua Igreja. Eu sou Católico Apostólico Romano, graças a Deus, pois creio em todas essas verdades e jamais deixarei a minha Igreja.
E  VOCÊ TAMBÉM É....??
Ore comigo : Eu creio Senhor, mas aumentai a minha fé e o meu amor, não olheis os nossos pecados, mas fé que anima a vossa Igreja, e dai a todos nós segundo o vosso desejo a paz e a unidade, vós que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo. Amém.
Paz e Bem, seu irmão em Cristo
Marcos José
Escravo de Jesus por Maria.









0 comentários:

Postar um comentário