sexta-feira, 1 de março de 2013

Século XXI - a modernidade profundamente perturbada


Professor Marcos José


SÉCULO XXI- A  MODERNIDADE  PROFUNDAMENTE  PERTURBADA

Caros irmãos e irmãs, peregrinos nesta terra, não encontramos aqui morada segura. As tempestades deste mundo ameaçam nossa segurança: filosofias anticristãs, ideologias desumanas, correntes do hedonismo(prática do absurdo, sem medo), crianças mal nutridas e famintas, doentes que não são tratados com dignidade, vidas que se perdem por nada, permissividade na moral, libertinagem dos costumes, menosprezo de nossos bons princípios e da fé, atitudes de egoísmos e vaidades que conduzem facilmente até mesmo nós os renascidos no batismo para uma nova vida, a nos esquecermos totalmente do compromisso com Jesus, que é a Verdade, o Caminho, e a Vida, e escolhermos e nos lançarmos na mentira, no descaminho e na morte, ofertados pelo pecado. Quanta divisão, rixa entre nós, perdemos o senso de que quando assumimos alguma pastoral, ou movimento, é para servir, é para ser a visibilidade de Jesus para os irmãos, é para usar de misericórdia e exercer o acolhimento misericordioso, e não se deixar tomar por vaidades e ficar com fofoquinhas, querendo fazer da igreja uma instituição empresarial, pois saiba que a IGREJA é, e sempre será uma instituição que busca formar na santidade, que serve ao Céu e não aos caprichos de cabeças separadas por ambições, lutas por posições de destaque, que ficam enchendo o ouvido dos sacerdotes que foram consagrados para ouvir confissões, com mentiras e acusações maldosas. É PRECISO NOS CONSCIENTIZARMOS, QUE TEMOS QUE LEVAR AS MARAVILHAS E BENÇÃOS CONCEDIDAS POR DEUS À SUA IGREJA AO MUNDO, E NÃO TRAZER AS DESGRAÇAS E MALDIÇÕES DO MUNDO PARA DENTRO DE NOSSAS IGREJAS. PRECISAMOS PARAR  DE JULGAR O OUTRO, POIS NÃO SOMOS NADA PARA TAL  ATITUDE, É PRECISO USAR  SIM DE MISERICÓRDIA, AMOR E RESPEITO.  É preciso termos a humildade de reconhecer, que todos são chamados para receberem a Salvação, e mesmo aqueles mais distantes da fé e da comunidade eclesial, desses nos devemos nos aproximar com misericórdia, e não nos afastarmos com julgamentos.  Com o Batismo, o Espírito Santo enxertou em nossa alma a semente da vida divina e da santidade. Batizados em Cristo, renascidos para a nova vida dos filhos de Deus andamos tantas vezes indiferentes à nossa vocação sublime, não deixando que a semente da santidade desenvolva em nós e que chegue à plena floração. O Coração de Jesus ensina-nos a amar, desperta as energias do amor em nossa alma adormecida no esquecimento e na mediocridade. Irmãos abramo-nos  à mensagem do amor que o Filho de Deus trouxe para este mundo em sua Encarnação, nossa vida ganhará forças renovadoras. E levados pelas correntes do amor divino, busquemos viver nossa vocação, pois “essa é a vontade de Deus, a nossa santificação”(1 Ts 4,3).
Oremos juntos :  Meu Jesus, dai-me amor perfeito, o amor da cruz! Não o amor daquelas cruzes heróicas, cujo brilho alimenta na vaidade o amor próprio, mas o daquelas cruzes comuns, das quais está cheia a vida e com as quais nos encontramos a toda hora, no caminho de nossa vida: a contradição, o insucesso, a solidão, a ingratidão, incômodos de toda espécie: a frieza e impaciência de alguns, recusa e desprezo de outros; as doenças do corpo, as trevas no espírito, a mudez e a frieza do coração.
Só então sabereis que eu vos amo, ainda que eu mesmo não o saiba, nem sinta. E isso basta para mim. Sim Senhor, sem um senão nem um mas, sem exceção cumpra-se em mim perfeitamente a vossa vontade. Nem vos peço outra coisa. Amém.

Seu irmão em Cristo Paz e Bem
Marcos José de Oliveira - SJM
Servo de Jesus por Maria.

0 comentários:

Postar um comentário